terça-feira, 1 de março de 2016

Quem é o novo ministro da Justiça

http://jornalggn.com.br/noticia/quem-e-o-novo-ministro-da-justica


 
Jornal GGN - O procurador baiano Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça, no lugar de José Eduardo Cardozo, que entrou para a Advocacia-Geral da União. Wellington atuava como procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), comandando o Ministério durante o governo de Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil. 
 
Wellington já chefiou o Ministério Público do Estado da Bahia por duas gestões, de 2010 a 2014, quando se destacou por atuar como interlocutor na relação com diversas instituições, sobretudo, as Polícias Civil e Militar. 
 
Em dezembro do último ano, foi homenageado pelo atual procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, em cerimônia que contou também com a homenagem do procurador-geral da República, Rodrio Janot, além da presença do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Esdras Dantas, da procuradora-geral de Justça Adjunta Sara Mandra Rusciolelli Souza, do desembargador e ex-PGJ Lidivaldo Britto, entre outros membros e servidores do Ministério Público.
 
Na ocasião, foi descrito por Márcio Fahel como "um homem habilidoso para a gestão pública". Mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia, com 50 anos de idade e 25 de carreira, Wellington César entrou em 1991 no Ministério Público. Quatro anos depois, ingressou na Promotoria de Justiça de Assistência, na 6ª Vara Crime e na Central de Inquéritos do MP, em Salvador. Também ocupou o cargo de assessor especial do procurador-geral de Justiça nos anos de 1996, 1999 e 2000.
 
Apesar da ampla experiência em Ministérios Públicos, incluindo a intermediação com Polícias, especula-se se o procurador de Justiça será capaz de atuar em meio ao ápice da autonomia das equipes da Polícia Federal e do MPF, que planejam mirar as investigações da Lava Jato no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda nesta semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário