quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Como mudar a letra associada a um pendrive ou hd externo USB no Windows XP

Muitas vezes plugamos nosso pendrive ou hd portátil na PC porta USB e não conseguimos acessar o conteúdo. Esse problema acontece muito no ambiente empresarial quando estamos usando o Windows XP.

O Windows reconhece o dispositivo, mas não consegue atribuir automaticamente uma letra para representar a unidade de disco. Aí não conseguimos acessar os dados. Não sei porque cargas d'água a Microsoft deixou esse bug no XP. Não havia no Windows 2000.

O que acontece é o seguinte: o Windows XP tenta atribuir a primeira letra disponível para o dispositivo inserido na USB, mas se a primeira letra que o Windows tenta atribuir já está sendo usada para um mapeamento de pasta de rede, o XP ignora e atribui essa letra ao drive USB, daí não conseguimos acessar os dados.

Solução: atribua manuelmente uma letra (das que estiverem disponíveis) ao drive.

1 - Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, escolha gerenciar.



2 - Ao abrir a tela do Gerenciamento do Computador e escolha Gerenciamento de Disco (Disk Management).



3 - O pendrive aparece como disco removível. Procure, há o item disco removível e o tamanho. Achando clique com o botão direito e escolha Mudar Letra do Drive.



4 - Escolha alguma letra que não esteja sendo usada e pronto.

6 comentários:

  1. Vlad... maravilha, consegui alterar na boa o mapeamento do meu pen drive.... e olha que faz um tempão que não conseguia acessar meu pen aqui no trabalho, já que a letra "F" que estava cadastrada no meu pen, estava sendo utilizada em outro local...
    brigadão!!!
    parebéns pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso todos meus pen drives estavam com a mesma letra. Obrigado, conseguí mudar todos.

    ResponderExcluir
  3. Vlw!!!
    Funcionou blz.

    ResponderExcluir
  4. E quando a opção de mudar a letra não se encontra ativada. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não fica ativa se você não tem acesso como Administrador do computador. Teria que ver o perfil do usuário que você usou para entrar no micro.

      Excluir